HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
21 de setembro...
Água e Envelhecimento
Alergia tem cura sim
Alterar hábito após 60...
Analgésicos fatais
Antidepressivo não normal...
ANVISA alerta sobre...
ANVISA proibe
ANVISA suspende remédio
Artrite e o chá verde
Asma, Bronquite e Rinite
AVC uma doença desconhecida
Boa postura evita dor ...
Bulas de remédio
Cancer de mama...
Cartilha Direito à Saúde
Comer demais causa doença
Como ultrapassar 100 anos
Criança muito iodo
Dengue cresce 45%
Dicas
Dieta x Cérebro
Doença de Parkinson
Doses DMAE e efeito inverso
ENXAQUECA TEM CURA
Genérico x Similar
Hidrovitalis-A terapêutica...
Incontinência Urinária
Menopausa
OMS ALERTA...
Ortomolecular e Rep.Hormonal
Perigo automedicação
Portador de obsessão tem...
Reações alérgicas afetam SN e comp.
Refrigerante e Saúde bucal...
Retenção de líquidos....
Sal aumenta a pressão...
Sardinha é o peixe
Saúde e Direito Humano
Sem tempo ou $ para malhar?
Suspensões:medicamentos...
Terapia do abraço
Trabalhar sentado também...
Transgênicos
Tratamento Oncológico GRÁTIS
Trombose Venosa Profunda
Vacinação Gripe 2009
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 


Notícias


Boa postura evita dor causada pelo uso do PC
7/8/2007


Manter-se reto e com apoios adequados é essencial para não ter dores.
Especialistas também recomendam pausas, alongamentos e cuidado com o estresse.Quem passa muito tempo na frente do computador, seja trabalhando, estudando ou por lazer, já deve ter sentido dores nas costas, ombros, braços e pescoço depois de horas em frente à máquina -- situação que pode se agravar com o passar dos dias. São necessárias medidas simples, mas muito importantes, para mudar essa situação –- segundo especialistas ouvidos pelo G1, manter uma postura correta e efetuar pausas regulares para levantar ajudam bastante a prevenir e atenuar essas dores.

“Não é preciso nada especial, mas os equipamentos devem ser ergonomicamente adequados, principalmente para quem passa muito tempo na frente do computador”, afirma o ortopedista Sérgio Nicoletti, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo ele, o que causa a dor é um conjunto de fatores que têm como base a contração da musculatura –- apesar do corpo estar parado, os músculos, principalmente das costas e do pescoço, ficam contraídos para manter o corpo ereto. Por isso, muito tempo sem efetuar pausas leva à dor.

“O problema não é usar o computador por muito tempo, mas permanecer muitas horas sem uma interrupção. É importante a cada hora efetuar uma pausa, andar, relaxar um pouco, alongar e exercitar o pescoço, costas e braços” orienta o ortopedista. 
 Recomendações gerais

Basicamente, para manter uma postura correta, a pessoa deve ficar sentada com os pés totalmente apoiados no chão e o joelho formando um ângulo de 90º. A coluna deve ficar reta, completamente apoiada no encosto da cadeira, e o antebraço deve ficar apoiado na mesa, com o cotovelo também formando um ângulo de 90º. Deste modo, o teclado pode ser utilizado de maneira correta, assim como o mouse, que deve ficar perto para que apenas os músculos das mãos sejam utilizados em seu uso.


“O mais importante é manter uma postura relaxada e confortável, o que varia de pessoa para pessoa. É lógico que fatores como o estresse influenciam. Quem tem uma rotina de trabalho atarefada não consegue relaxar, por isso é importante realizar as pausas e os exercícios”, afirma Anita Weigan de Castro, fisiatra do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A fisiatra Cristina May Moran de Brito, do Centro de Reabilitação do Hospital Sírio Libanês, ressalta os problemas causados pelo estresse. “O uso de tensão exagerada em uma função, forçando os músculos, agrava a sobrecarga. Realizar muitas atividades ao mesmo tempo, como digitar e falar ao telefone, também prejudica a manutenção da boa postura”.

É importante ter cuidados com os olhos, pois eles são bastante demandados nessa função. Além da luminosidade, que deve ser adequada –- evitando sentar de frente ou de costas para janelas, cuja luz pode causar reflexos no monitor e conseqüentemente forçar os olhos --, é importante efetuar pausas e olhar para outros lugares além da tela do PC. “Apesar de parecer estática, a imagem da tela está em movimento -- nossa vista não percebe, mas o cérebro registra isso, ficando cansado após muito tempo de exposição”, afirma Nicoletti.

Fonte: G1

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação





Envie esta notícia Opine sobre esta notícia Imprima esta notícia


Veja mais notícias


« Voltar



Disponibilize nossas noticias