HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
Cigarro vício começa na...
Crianças:altas taxas obesidade...
Mulheres são maioria
Pesquisa:71% idosos são...
Pesquisa indica:49% idosos...
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 



Brasil


Segunda, 7 de maio de 2007, 12h59 Atualizada às 13h28





A pesquisa nacional Idosos no Brasil - Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade, realizada pela Fundação Perseu Abramo, aponta um desequilíbrio entre homens e mulheres na população idosa brasileira (60 anos ou mais). As mulheres representam 57% enquanto que os homens, 43%. Na população não idosa, esse número é de 48% de homens e 52% de mulheres.

O levantamento, realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Nacional e o Sesc SP, também aponta que o número de idosas viúvas é maior que o de idosos viúvos (48% entre as mulheres contra 14% entre os homens). Já entre os casados, ocorre o contrário: é maior o número de idosos casados (73%) do que o de idosas (37%).

Em termos de composição familiar, cerca de metade da população idosa vive com ao menos um filho ou filha (54%) e com cônjuge (51%), e quase um terço com neto ou neta (30%). Entre os homens, a maioria (71%) reside com a parceira - que tende a ser quem mais lhe ajuda (58%). Já entre as mulheres, 57% residem com filho ou filha e, para a maioria, é essa a pessoa que mais lhes dá atenção.

Segundo a classificação de cor do IBGE, entre a população idosa é maior o número de pessoas que se declaram brancas (51%), contra a população não idosa, em que 41% declaram-se brancas. O número de idosos que se consideram da cor preta é de 12%, e entre os não idosos é de 14%.

Em relação à educação, a população idosa é menos escolarizada do que a não idosa - metade é atingida pelo analfabetismo funcional. Entre os idosos, 89% não passaram da 8ª série do ensino Fundamental e 18% não tiveram nenhuma educação formal). Entre os não idosos, 44% não passaram do Fundamental (2% não freqüentaram escolas). Redação Terra