HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
Catarata
Catarata menos acidentes
Cegueira súbita
Conjuntivite Infantil
Conjuntivite
Degeneração Macular
Descolamento de retina
Glaucoma
Lentes de Contato
O Computador e a Visão
Óculos de Sol e Proteção
Oftalmopediatria
Olho Seco e Lágrima
Para dirigir bem à noite
Queimaduras oculares
Retinopatia Diabética
Uso do computador e visão
Visão bebês prematuros
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 



QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM OLHO SAUDÁVEL E COM CATARATA?

No olho normal os raios luminosos atravessam os meios transparentes – córnea, cristalino e humor vítreo – como se estivessem atravessando o  ar ou o vidro de uma janela. No olho com catarata a imagem dos objetos não consegue atingir a retina porque ocorre a perda da transparência do cristalino, uma lente natural que todos nós possuímos, localizada na parte interna dos olhos – atrás da íris, que é a parte colorida do olho. Assim, a falta de transparência do cristalino compromete a qualidade da visão.

 

COMO POSSO PERCEBER QUE ESTOU COM CATARATA? EXISTEM SINTOMAS ESPECÍFICOS PARA ESTA DOENÇA OCULAR?

Sim, existem. Os principais são: visão borrada (que atrapalha as tarefas visuais mais próximas como ler ou costurar);distorção (quando cantos retos parecem ondulados ou curvos) ou duplicação de imagens; percepção alterada das cores (objetos mais amarelados).

 

EXISTE OUTRO TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA A CATARATA ALÉM DA CIRURGIA?

Não. O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. Não existe outra técnica de tratamento para curar ou prevenir. Conversa com seu médico oftalmologista a respeito.

 O QUE PODE PROVOCAR A CATARATA?

Alguns fatores contribuem para o aparecimento ou a piora da catarata, entre eles a obesidade, o diabetes, a hipertensão arterial, a arteriosclerose, distúrbios das glândulas endócrinas, o uso de medicamentos com cortisona, tabagismo e enfisema pulmonar. A idade é considerada fator de risco para o desenvolvimento da catarata, pois ela surge com maior freqüência em pessoas da Terceira Idade e está presente – em certo grau – em quase todas as pessoas com amis de 70 anos.

 

É MESMO VERDADE QUE A CATARATA PODE VOLTAR,MESMO APÓS O TRATAMENTO?

Não. Porém, alguns pacientes que fizeram o implante de lentte intra-ocular, após um período que pode variar de poucos meses a dois anos, podem apresentar a diminuição da visão por opacificação da cápsula posterior do cristalino, dando a impressão de retorno da catarata.

 

Quando pronunciamos a palavra, é normal que os pacientes e seus familiares se sintam ansiosos. Atualmente, o tratamento da catarata é um processo que dispensa a internação hospitalar e traz benefícios a todos. O paciente, principalmente o idoso, preserva a sua independência e melhora sua qualidade de visa.

 O QUE ÉFACOEMULSIFICAÇÃO?

É uma técnica cirúrgica moderna usada no tratamento da catarata. Possibilita a alta imediata do paciente e favorece a recuperação muito mais rápida da visão. Feita sob anestesia local,oferece maior segurança. Infelizmente as vantagens desta técnica não se aplicam aos casos de catarata mais avançada.

 QUANDO É O MOMENTO DE OPERAR A CATARATA?

Atualmente existem exames específicos que demonstram que – ao contrário do que se pensava – não se deve realizar a cirurgia somente quando a catarata é considerada “madura”. Neste estágio de doença, o paciente já correu maiores riscos de sofrer acidentes automobilísticos, domésticos ou no próprio ambiente de trabalho. E a própria cirurgia se torna mais delicada.

 POR QUE IMPLANTAR LENTES INTRA-OCULARES?

Hoje, não dá para imaginar uma cirurgia da catarata sem implante cristalino artificial. Como o cristalino é uma lente natural, sua simples remoção não é suficiente, pois solucionamos o problema da transparência originado pela catarata, mas persiste aquele relacionado ao grau. Quando implantamos uma lente intra-ocular, devolvemos a transparência ao cristalino e colocamos o grau necessário para que a visão torne-se normal.

 

QUANTO TEMPO DEMORA A RECUPERAÇÃO DA VISÃO, DEPOIS DA CIRURGIA?

Da mesma forma que a visão melhora ao limparmos o pára-brisa sujo de nosso automóvel, geralmente o paciente percebe uma diferença em sua visão já na primeira semana após a realização da cirurgia. A melhora tem relação com a cicatrização e dentro de um período que pode levar de 7 a 60 dias (dependendo das características pessoais de cada paciente e da técnica cirúrgica utilizada) é possível readquirir a mesma visão anterior À formação da catarata.

 O CRISTALINO ARTIFICIAL PODE SER REJEITADO?

O material utilizado para confeccionar as lentes intra-oculares é biologicamente inerte e por essa razão não apresenta qualquer tipo de reação quando em contato com tecidos humanos. A tendência é de implantação de lentes intra-oculares dobráveis porque facilitam a recuperação da visão no pós-operatório.

 

Atualmente não existe qualquer iniciativa médica para que a cirurgia da catarata seja realizada em hospital.

As clínicas projetadas para operarem no sistema de internação de curta duração oferecem segurança com mínimo risco para o paciente.

 

 

Autorizada utilização do texto desde que citados autor e fonte.

Colaboração IMO – Instituto de Moléstias Oculares

Tel: 55-11-5573-6424            www.imo.com.br