HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
A arte de envelhecer
A Mídia e o Idoso
A situação do idoso fragilizado no Brasil
Aposentadoria:Sonho ou..
Cabe também ao Idoso
Carta ao pres. Lula
Crédito para aposent. e pensionista
Cultura,Memória e Valorização
Dieta dos Relacionamentos
Envelhecer é um presente...
Envelhecer na Cidade de SP
Fac. para Terceira Idade
Gerontologo
Idoso + Conhecimento....
Nosso Jornal
O papel do Coordenador Grupo
O poder do nome
Por que existe a imagem...
Por que os avós estragam...
Qual o papel do Coord. FATI
Quem é velho?
Referendo:adiantará alguma ...
Reflexôes sobre Envelhecimento
Ser jovem é saber....
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 



As propagandas e anúncios publicitários com relação a empréstimos para terceira idade estão invadindo os veículos de comunicação.

O Programa de Empréstimos Consignados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social - INSS, já atendeu mais de 1.300.000 pessoas resultando em um assustador número de agentes financeiros.

No momento, em São Paulo foram concedidos mais de 382.000 créditos que totalizam R$ 1,112 bilhão. No Rio de Janeiro foram 183.155 créditos, cerca de R$ 549 milhões.

Os dados deixam claro que a procura por esta prática é cada vez mais utilizada e apresenta o raio x da situação econômica em que passa o país. Tal crescimento se dá aos baixos juros cobrados dos aposentados e pensionistas, o que na realidade é uma verdadeira enganação e abuso.

Como gerontológa (especialista em envelhecimento), acredito que este crescimento desenfreado por empréstimos se torna preocupante, pois convivo e acompanho a realidade dos idosos. Sei que o que parece, à primeira vista, ser uma solução torna-se uma realidade cruel.

Nem sempre o empréstimo é voltado para a realização de sonhos como viagens e aquisição de imóveis. Nos últimos meses tenho recebido inúmeras reclamações de idosos que se vêem obrigados por familiares a adquirir o empréstimo para a compra de motos, carros entre outras coisas. Isso é uma vergonha, pois além da “pressão psicológica” em que se encontram os idosos nesta questão, ainda existe a preocupação com o não pagamento do empréstimo pelos parentes.

Portanto, antes de realizar este tipo de financiamento, tenha claro que durante o pagamento das parcelas a aposentadoria terá o valor reduzido. Além da parcela, o aposentado ainda paga o valor do seguro de vida “adquirido” no fechamento do contrato.

Quero também alertar aos artistas que vinculam a imagem a tais propagandas que se preocupem com o conteúdo do produto que anunciam para não correr o risco de perder credibilidade.

É preciso lembrar que a palavra “empréstimo” foi e sempre será sinônimo de alívio momentâneo, mas também significa, na maioria dos casos, tristeza e decepção no ato do recebimento da tão esperada aposentadoria.

 Cristina Fogaça - 2005

Autorizada utilização do texto desde que citado fonte e autor