HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
Boletim Idec Plano Saúde
Carro:chip poderá cair preço...
Casa própria em 30 anos
Celulares:Planos mais econômicos
Cláusula Abuso Plano Saúde
Como avaliar se imóvel...
Como limpar seu nome...
Como reduzir valor conta...
Consumidor deve receber...
Consumidor tem direito...
Crédito Imobiliário:riscos
Débito indevido na conta
DETRANS serão obrigados...
Direito de se arrepender...
Embalagens de medicamentos
Esperança do consumidor
Financiamento...
Inadimplência:aprenda...
Inadimplente:você conhece..
INSS novas mudanças
IPVA
MARCA PRÓRPIA - Produtos
Novo Plano de Saúde
Operadoras não podem...
Pagar a prazo e compra impulso
Pagar pela Internet
Para que você não seja...
Planos de Saúde
Procon alerta...
Quase metade das cçs...
Querem revogar Cód. Def.Consumidor
Recall é direito do consumidor
Segurança:conheça os...
Serviço mal prestado
Tarifas bancárias:6 principais...
TV Digital...
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 


Notícias


Ipem-SP fiscaliza 286 produtos com marca própria de supermercados e reprova 8,04%
5/10/2007


O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, verificou entre os dias 25 de setembro a 1º de outubro, 286 lotes de produtos pré-medidos com marca própria de supermercados. Foram avaliados desde adoçante natural, álcool, azeite, café, balas, biscoito, macarrão, até produtos de higiene pessoal e de limpeza, cosméticos, entre outros.

No total, 23 lotes apresentaram erros quantitativos (8,04%). A maior irregularidade desta operação foi encontrada pelo laboratório de pré-medidos de Presidente Prudente. A mostarda "Cocipa" acondicionada pela Cooperativa de Consumo de Inúbia Paulista, estava em média 5,5 g (-2,75%) abaixo do conteúdo nominal de 200 g declarado na embalagem.

O segundo lugar na lista de irregularidades veio das análises efetuadas pelo laboratório de São José do Rio Preto: o agrin branco (fermentado de álcool com vinho) "Compre Bem", acondicionado pela Cia. Brasileira de Distribuição, apresentava em média 10,4 ml a menos (-1,39%) do que os 750 ml declarados na embalagem.

Em terceiro lugar, verificado pelo laboratório de Ribeirão Preto, ficou o Detergente líquido limão "Clean Line", acondicionado pela Makro Atacadista S/A, de 500 ml, cujas amostras analisadas estavam em média 4 ml (-0,8 %) abaixo do declarado.

O quarto e o quinto lugar couberam respectivamente ao agrin branco "mais por menos", acondicionado pelo Wal Mart Brasil Ltda., verificado em São José do Rio Preto, falta em média de -4,3 ml (0,57%) em 750 ml; seguido pelo Leite UHT semidesnatado "Carrefour", examinado em São José dos Campos, com -5,10 ml (0,51%) em um litro.

Na capital paulista, dos 108 lotes de produtos analisados apenas sete apresentaram erros quantitativos (6,48%). Essas irregularidades foram, no entanto, em apenas algumas embalagens individuais, que, apesar de constituírem reprovações e as empresas serem autuadas, não representam erros expressivos contra o consumidor.

Saiba mais

Produtos com marca própria são aqueles com o nome da rede de supermercado ou da loja onde são vendidos. Os lotes, cada um de cinco a 80 embalagens de pro- dutos, foram coletados no decorrer do mês de setembro em diversos supermercados e analisados nos sete laboratórios do Estado: em São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

A fiscalização do Ipem-SP utiliza regulamentos técnicos para verificar a correspondência entre a quantidade declarada e quantidade real dos produtos. O acesso da imprensa é permitido e os fabricantes ou responsáveis são previamente convidados a presenciar os exames metrológicos nos laboratórios do Ipem-SP.

O Ipem-SP atende as dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos pelo telefone da ouvidoria: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou através do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.Fonte: Idec Para acessar o site do Idec, clique aqui. Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação. 

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=8913