HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
Atenção:Conselho Advogado
Biblioteca Virtual...
CARTA AO PRESIDENTE
CONGRESSO EM FOCO
CONSELHO ESTADUAL IDOSO
Gases do efeito estufa...
Governo Eletrônico faz...
GRANDE CONS.MUNIC.IDOSO
Gravidez em adolescente
Idoso terá carteira viagem
INSS agiliza concessão...
Investiment energia nuclear
Número de idosos aumenta...
OMS:expectativa 75 anos
Política Estadual Idoso tem...
Prédios mais acessíveis
Previdência novas gerações
Programa para a juventude
Rede Intersetorial Saúde Idoso
Saúde da Família atende a...
RESPOSTA DO PRESIDENTE
Trabalho voluntário
Universidade Aberta...
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 


Saúde Sábado, 19 de maio de 2007, 10h57 Atualizada às 14h22

OMS: brasileiras têm expectativa de vida de 75 anosAs mulheres brasileiras têm expectativa de vida de 75 anos, e os homens, de 68 anos, segundo o relatório de Estatística Sanitária Mundial 2007, divulgado hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a 60ª Assembléia Mundial da Saúde, realizada em Genebra.

» OMS: fumo matará 8,3 milhões em 2030

O estudo indica tamém que as mulheres de todo o mundo vivem, em média, quatro anos a mais que os homens. A expectativa de vida delas é de 68 anos, e a deles, de 64 anos.

De todas elas, as mulheres com probabilidade de viver mais são as japonesas (86 anos), seguidas das de Mônaco (85 anos), segundo os dados do relatório, que recolhe números de 2005. O Japão é o país com maior expectativa de vida do planeta, enquanto a Suazilândia, um reino africano, está no extremo oposto, segundo a OMS.

As mulheres da Espanha ocupam, junto às de Andorra, Austrália, França, Itália, San Marino e Suíça, o terceiro posto na lista, com 84 anos, depois de ganhar um ano em relação às estatísticas publicadas em 2006. As mulheres de Canadá, Islândia, Suécia vivem em média 83 anos.

As de Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Finlândia, Grécia, Israel, Luxemburgo, Nova Zelândia, Noruega, Coréia do Sul e Cingapura têm expectativa de 82 anos.

As chilenas são as mulheres da América Latina com maior expectativa de vida (81 anos), seguidas de Costa Rica (80); Uruguai (79); Argentina, Panamá e Venezuela (78); México (77); Paraguai (76); Brasil e Equador (75); El Salvador e Peru (74); República Dominicana (72); Guatemala (71); Honduras (70); Bolívia (67) e Haiti (56).

No final da lista, estão as mulheres da Suazilândia (37 anos), depois as de Zâmbia e Serra Leoa (40). Quanto aos homens, os que têm possibilidades de viver mais são os de San Marino, com uma média de 80 anos, um a mais que nas estatísticas de 2006.

Esse avanço lhes permitiu superar os japoneses, tradicionais líderes desse tipo de ranking. No entanto, incluindo as mulheres, a sociedade japonesa continua sendo a que vive mais.

Após San Marino, lideram a lista Japão, Austrália, Islândia, Suécia e Suíça, todos eles com uma média de 79 anos. Em seguida, estão Canadá, Israel, Itália, Mônaco e Cingapura (78); Andorra, Áustria, Chipre, Espanha, França, Reino Unido, Grécia, Irlanda, Kuwait, Malta, Noruega, Nova Zelândia, Holanda, Catar e Trinidad e Tobago (77).

Na América Latina, os que têm perspectivas de ter uma vida mais longa são os cubanos e os costarriquenhos, com 75 anos. Eles são seguidos por Chile e Panamá (74); Argentina, México e Venezuela (72); Colômbia e Uruguai (71); Equador, Paraguai e Peru (70); El Salvador (69); Brasil e Nicarágua (68); República Dominicana, Guatemala e Honduras (65); Bolívia (63) e Haiti (53).

Entre os homens, os que estatisticamente têm menor expectativa de vida são os nascidos em Serra Leoa (37 anos), Suazilândia (38), Angola (39) e Zâmbia (40). EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.