HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
Atenção:Conselho Advogado
Biblioteca Virtual...
CARTA AO PRESIDENTE
CONGRESSO EM FOCO
CONSELHO ESTADUAL IDOSO
Gases do efeito estufa...
Governo Eletrônico faz...
GRANDE CONS.MUNIC.IDOSO
Gravidez em adolescente
Idoso terá carteira viagem
INSS agiliza concessão...
Investiment energia nuclear
Número de idosos aumenta...
OMS:expectativa 75 anos
Política Estadual Idoso tem...
Prédios mais acessíveis
Previdência novas gerações
Programa para a juventude
Rede Intersetorial Saúde Idoso
Saúde da Família atende a...
RESPOSTA DO PRESIDENTE
Trabalho voluntário
Universidade Aberta...
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 



Editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
nº 510 - Brasília, 4 de maio de 2007.


Governo eletrônico: 26 mil links para prestação de serviços públicos
Para facilitar o acesso a serviços públicos, o governo federal tem hoje à disposição da população 26 mil links via internet que possibilitam desde a consulta a CPF a verificação do andamento de processo de aposentadoria e dados sobre licitações. Além disso, o aprimoramento, nos últimos anos, do governo eletrônico tem proporcionado maior transparência e eficácia nas ações governamentais e no uso do dinheiro público, caso das compras públicas e da declaração do imposto de renda.    

Os serviços, que podem ser encontrados no Portal de Serviços e Informações de Governo (www.redegoverno.gov.br), recebem uma média de 195 mil acessos mensais. Os mais procurados estão relacionados à Previdência Social, como concessão de aposentadoria, auxílio-doença e revisão de benefícios. São muito consultados também os links sobre concursos públicos, imposto de renda e a situação cadastral do CPF. Os mesmos serviços estão também disponíveis no portal Brasil (www.brasil.gov.br).

Compras públicas

De acordo com o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, um dos maiores avanços do governo eletrônico foi o aumento expressivo das compras públicas via internet. Ano passado 57% das contratações do governo federal foram feitas via pregão eletrônico, o que causou uma economia de R$ 1,8 bilhão para os cofres públicos. Hoje o Brasil é o maior comprador por leilão reverso por meios eletrônicos do mundo, comenta o secretário. Em 2003, o pregão eletrônico representava 3,8% do total das licitações governamentais. 

Santanna diz ainda que o sistema brasileiro de compras eletrônicas (Comprasnet www.comprasnet.gov.br) foi o primeiro do mundo a ser aceito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Banco Mundial (BIRD) nas contratações que envolvem recursos de ambos os bancos.

Atualmente, 464 órgãos estaduais, municipais e da Administração Federal Indireta têm convênio com o governo federal para utilização do Comprasnet, além de outros países como o Peru que já utiliza o sistema brasileiro. No momento, Moçambique e Angola também estão em negociação com o Brasil para a adoção do Comprasnet. E para ampliar o uso de meios eletrônicos nas compras do governo, o Executivo encaminhou um projeto de lei ao Congresso Nacional que amplia para outras modalidades de licitação a possibilidade de contratações via internet.    

Outro serviço aprimorado por intermédio governo eletrônico foi o atendimento telefônico (Prevfone) da Previdência. O governo levou em consideração a dificuldade de muitos beneficiários em acessar a Previdência pela internet e modernizou o atendimento feito por telefone. O atendente fornece informações captadas numa base de dados eletrônica agilizando o serviço, explica Rogério Santanna.

Exemplo bem-sucedido de serviço também baseado no governo eletrônico é a declaração do imposto de renda. Este ano, das 23,2 milhões de declarações enviadas, 22,9 milhões foram entregues pela internet. Conforme Rogério, há países desenvolvidos como a França que ainda não alcançam 10% de declarações via internet. Há ainda a urna eletrônica que permite ao País processar 100% dos votos eletronicamente, sistema de eficácia reconhecida internacionalmente. 

     
 



  Acesse as edições anteriores em:
www.brasil.gov.br/emquestao