HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
A Estética na odontoger.
A import.do bom sist.mast.
A import.Limpadores linguais
A Odontogeriatria dentro da....
A Saúde bucal como...
ABENO FORMA
Acesso Serviços Odontol.
Condição bucal e vida conjugal
Conversando sobre odontog
Dentes saudáveis
Implantes em idosos
Intervenção Odontol. colaborando
Limpador Lingual 2007
Limpador lingual
O Idoso Cego Institucionalizado
Perguntas e Respostas...
Pneumonia e Odonto...
Saúde bucal e Saúde sistêmica
Saúde bucal por toda vida
Secura Bucal
Uma boa saúde geral...
Usar limpador é fundamental
Uso de implantes como...
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 



Dr. Raul Fernando Coutinho

 Pós-graduando em Odontogeriatria,Abeno(SP)

 

A importância da prevenção das doenças da boca e especialmente os cuidados com a dentição são hábitos importantes, e devem ser cultivados até toda a terceira idade, pois contribuem em muito para uma maior longevidade e principalmente na qualidade de vida do idoso. A Odontogeriatria é uma especialização  que começa ganhar espaço no campo da Odontologia, voltando-se especialmente para o tratamento dentário dos idosos, uma vez que nos dias atuais  as pessoas  envelhecem com mais dentes na boca , diferente de antigamente, quando ao menor sinal de algum problema,  a retirada do dente problemático era o principal meio de sanar  a dor.

As Ciências da Saúde   identificam o idoso bem sucedido, em termos de saúde física, pela manutenção por toda vida, de sua dentição natural, saudável e funcional. Neste caso estão inclusos todos os  benefícios de uma dentição sadia, tais como a estética, o conforto, a habilidade para mastigar, sentir sabor e falar. São aspectos que contribuem significativamente na nutrição e conseqüentemente na melhora da saúde  geral e disposição das pessoas da terceira idade. 

O aumento da longevidade do ser humano hoje é notável, sendo que em alguns países está acima dos 80 anos. Segundo o IBGE, no Brasil,  a expectativa de vida também está evoluindo, já estando em torno de 76 anos e imaginar era de 40 anos no início do século passado...

Diversos fatores devem ser considerados no incremento da permanência dos dentes naturais até a 3a idade e dentre estes se destaca a descoberta da placa bacteriana e as medidas para atenuar os males advindos da falta do seu controle, bem como, a restrição de dietas cariogênicas, o uso correto dos processos de remoção da placa como a escova, o fio dental e o limpador de língua bem como  a utilização regular do flúor e a visita periódica aos Dentistas a cada seis meses, são fatores de grande contribuição para uma maior conservação dos dentes sadios.

Hoje em dia não existem impedimentos para o início de qualquer tratamento odontológico no paciente idoso saudável e há uma enorme gama de tipos de tratamentos conservadores e restauradores oferecidos pela Ciência Odontológica que visam recuperar  por completo os arcos dentários, a estética e principalmente a função mastigatória dos pacientes. Inclusive a implantodontia é um recurso que pode ser utilizado, com segurança em pacientes idosos”.

Os indivíduos com doenças  nas gengivas , como gengivites  , sangramentos e perdas ósseas ao redor dos dentes, têm um risco aumentado de desenvolver doenças sistêmicas, como bacteremias, endocardites, aterosclerose, dificuldade de controle da diabetes ,doenças cardíacas e doenças respiratórias ,especialmente quando estiverem acamados por isso aumenta a responsabilidade do Odontogeriatra e sua importância na prevenção das doenças da boca que estão intimamente envolvidas com sua saúde geral.

Outro aspecto importante a destacar,  é que uma mastigação adequada, seja com a dentição natural, ou com o uso de próteses bem adaptadas, asseguram ao paciente idoso uma alimentação saudável e muitas vezes o desconforto na mastigação, especialmente com próteses antigas e inadequadas, levam o idoso trocar as frutas e verduras(que são muito saudáveis), por biscoitos e papinhas ou outros alimentos bem menos nutritivos, que não lhe dão o aporte nutricional adequado o que é fundamental para a sua idade.

 

Diante destas constatações, o aumento da população idosa irá demandar por uma maior e mais diversificada atenção por parte dos profissionais da saúde, o que acabará por estabelecer uma maior cooperação entre Médicos e Cirugiões-Dentistas e outros, como Nutricionistas,  Fonoaudiólogos, Profissionais de Enfermagem e Cuidadores. O estreitamento destas relações profissionais será necessário  para otimizar o tratamento de diversas patologias na terceira idade e auxiliar na prevenção e promoção da SAÚDE DO IDOSO de forma geral. 

 
CONTATO : raul_coutinho@uol.com.br

O Curso de Especialização em Odontogeriatria ABENO está em sua 2a Turma.

Em Dezembro 2006 estarão abertas as inscrições para Seleção da 3a Turma

Maiores informações no tel (011) 5531 46 45  ou info@napodonto.com.br

13/08/06