HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
A Estética na odontoger.
A import.do bom sist.mast.
A import.Limpadores linguais
A Odontogeriatria dentro da....
A Saúde bucal como...
ABENO FORMA
Acesso Serviços Odontol.
Condição bucal e vida conjugal
Conversando sobre odontog
Dentes saudáveis
Implantes em idosos
Intervenção Odontol. colaborando
Limpador Lingual 2007
Limpador lingual
O Idoso Cego Institucionalizado
Perguntas e Respostas...
Pneumonia e Odonto...
Saúde bucal e Saúde sistêmica
Saúde bucal por toda vida
Secura Bucal
Uma boa saúde geral...
Usar limpador é fundamental
Uso de implantes como...
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 


Thaís de Oliveira Rezende,

Odontogeriatra,Uberlândia,M.G.               

 

                A manutenção dos dentes naturais saudáveis e funcionais é fundamental para a mastigação, para a percepção do sabor dos alimentos, para a fala e para a estética, contribuindo para o bem estar e a qualidade de vida.

               Os avanços científicos e tecnológicos permitiram tanto um aumento da expectativa de vida, quanto uma qualidade de vida maior.

               A população moderna vem adquirindo uma consciência preventiva muito importante sobre a saúde de um modo geral, e a preservação dos dentes naturais por toda a vida já é uma realidade nos países mais avançados do Mundo.

              O cuidado com a saúde é fundamental para se alcançar longos e melhores anos de vida. A população com 60 anos ou mais, necessita de profissionais com conhecimentos específicos para atendê-los com excelência e com os cuidados preventivos adequados.

             Estão equivocados aqueles que acreditam que os idosos precisam, necessariamente, de dentaduras por não terem mais dentes ou como recuperá-los. Houve um aumento significativo da valorização dos dentes e  uma crescente procura por serviços odontológicos especializados, com diversas necessidades de tratamento.

             As perdas dentárias e as próteses inadequadas diminuem a capacidade de mastigação em 75% a 85% e ocasiona menor consumo de alimentos, além de provocar alterações nutricionais e conseqüentemente a saúde fica comprometida. A digestão começa na boca e nestas condições os movimentos do estômago ficam sobrecarregados, podendo levar ao surgimento de ulceras gástricas, câncer de estômago e outras patologias estomacais.

             As doenças bucais também alteram a saúde do corpo prejudicando o estado dos diabéticos, que estão relacionadas com doenças cardiovasculares como a pressão alta e a infecção no coração, e também com doenças respiratórias como a pneumonia, entre outras.

             Cerca de 45% das medicações que os pacientes idosos utilizam provocam efeitos colaterais na boca como o aparecimento de candidíase, boca seca, aftas, alterações do sabor, mal hálito, dificuldades para falar e outras reações.

             Pacientes acometidos por doença de Alzheimer, Parkinson, derrame cerebral e pacientes hospitalizados necessitam de cuidados de higiene oral eficientes para evitar que seu estado de saúde seja agravado.

              O Odontogeriatra atua em consultórios, realiza atendimentos em hospitais e instituições asilares, no próprio domicílio do paciente e presta orientações preventivas aos cuidadores e é o profissional indicado para atender aqueles que se preocupam com a saúde oral e que querem  manter-se saudáveis pela vida toda.

 

 

Contato: tr@triang.com.br 

Autorizado utilização do texto desde que citado autor e fonte

03/07/06