HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
Comunicados
Inicio das Fac.3ª e AUFATI
Próxima Reunião
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 


O projeto da Universidade Aberta, foi criado em 1977 por Pierre Vellas, em Toulouse, na França, e hoje é aplicado am alguns países, como escola de expansão do conhecimento, centros de inter-relação e fontes de investigação sobre a Terceira Idade.

 

Em maio de 1990, o Jornal da APROPUCC -  Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, publicou entrevista concedida pela Profa. Dra. Jeanete Leasch Martins de Sá, apresentando a idéia da Universidade da Terceira Idade.

 

Na capital de São Paulo, o Prof. Dr. Antonio Jordão Netto, nos anos 80, submetia a setores competentes da PUC de São Paulo, projeto voltado para a população Idosa.

 

Estes dois acontecimentos fariam com que se iniciasse efetivamente o sucesso dos objetivos de se assistir adequadamente a emergente população etária da chamada Terceira Idade, não somente em São Paulo, mas com efeito multiplicador no Brasil.

Embora tivéssemos já numa outra localidade brasileira trabalhos desenvolvidos relacionados à população idosa, não temos dúvidas em afirmar que os acontecimentos anteriores apontados foram os detonadores da nova realidade brasileira.

Com a implantação de cursos voltados para a Terceira Idade em outras entidades universitárias paulistas, surge a proposta do estabelecimento da AUFATI – Associação das Universidades e Faculdades Abertas para a Terceira Idade .

Os primeiros movimentos articuladores da Entidade só foram possíveis graças à decidida determinação da Dra. Zally Pinto Vasconcelos Queiroz, que como Presidente do Conselho Estadual do Idoso, na época, não só ofereceu os espaços do mesmo para as articulações necessárias, como também com seus préstimos auxiliares presidiu e facilitou os trabalhos até a consolidação da Associação que teve como Universidades e Faculdades fundadoras na CAPITAL:

-         Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

-         Universidade e São Paulo

-         Universidade São Judas Tadeu

-         Instituto de Educação Costa Braga

No INTERIOR:

-         Pontifícia Universidade Católica de Campinas

-         Universidade Católica de Santos

-         Universidade Metodista de Piracicaba

-         Universidade do Vale do Paraíba

-         Fundação Otávio Bastos (São João da Boa Vista)

 

Posteriormente filia-se a AUFATI, a Fundação Educacional São Carlo e a Faculdade Sant’Anna.

Hoje, muitas saíram, não existem mais,pois infelizmente não é dado o devido valor para esse trabalho, muitas não conhecem a AUFATI e ainda não se associaram. Para saber as associadas atuais, clique em AUFATI.

25/03/2007