HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
A presença
Avó do Século XXI
CALMA...Tudo tem seu tempo
Dedicação
Deus não trabalha...
Discuta com serenidade...
Do velho ao moço
Não estrague o teu dia
Natal.Em pleno séc.XXI...
NEOQEAV
O maior Homem do mundo
O Pão nosso de cada dia
O poder da palavra em....
O Presente de Hoje
O que é ser feliz
Oração da Noite
Pai Nosso - Deus e Você
Processo criativo
Quando eu ficar velho
Roberto shinyashiki
Ser ou Ter
Sou o novo dia
Terceira Idade
Tributo a Vida e à Alegria
Uma questão de prioridade
Vida Nova só no Ano Novo?
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 


Dia 26 de Julho dia da Avó


 Quando nos recordamos do passado, cenas de nossa infância voltam de maneira imediata e não poderia faltar uma das atrizes: a 'AVÓ'.

Saudades daquelas surpresas que só na casa de avó tem, dos valores que só ela  nos dá (como pessoa), dos valores que ela nos passa (sobre a vida), dos pratos prediletos que só ela sabe preparar.

Com tanta evolução,  tanto corre-corre, observa através da  mídia as pessoas  se destruindo, sem perspectiva de vida. Afinal, a vida está ficando cada vez mais banalizada. A palavra família perde seu espaço dentro da realidade em que vivemos, as pessoas  estão perdendo o carinho e respeito pelos integrantes da família e pelos outros. A individualidade está cada vez maior.

Mas se ficarmos na individualidade a palavra saudades também perderá seu lugar,assim  corremos o risco de acabar com a essência da figura Avó. As avós não precisam ser celebridades,mas devem ter seu lugar de destaque dentro da família.

Porem, estamos precisando mesclar as avós. Temos avós que odeiam ser avós,pois isso lhe dá condição de velha, o que acha inadmissível.

Acredito que está na hora de mesclarmos um pouco de nossas avós carinhosas, que faziam as coisas para nós,porém sem nos anularmos. Casa de vó tem que ser a melhor coisa.Sentir saudade,ter lembranças BOAS de vó, é ótimo,é essencial na construção da personalidade de um individuo. Vó não pode ser a bruxa da história em quadrinhos.

Existe um  mito  que todos os avós estragam os netos. Isso não é verdade.

Atualmente grande parte das avós está atuante, cuidando de seus netos, visto que as mulheres estão conquistando seu espaço no  mercado de trabalho.

A sociedade cobra dos pais, papel de educar, as obrigações sociais, os comportamentos dos filhos,ou seja, a formação social do indivíduo, já os avós curtem os netos, pois no passado já ocuparam a função de educadores.

Acredito que como avó, realmente fazemos coisas que não fizemos com nossos filhos, pois nossas obrigações enquanto pais, era dar formação aos  filhos para apresenta-los a sociedade.

Hoje, com a maturidade,  essa é uma das vantagens de envelhecer e amadurecer,  percebemos que muitas coisas que fizemos com nossos filhos foram desnecessárias,  muitas vezes causando prejuízo no relacionamento entre pais e filhos.

Uma coisa é certa: nem todos os avós estragam os netos. Muitos tentam facilitar a vida dos netos, pois sabem que muitas coisas que foram cobradas, não levou a nada.Talvez os filhos não entendam, mas quando se tornarem avós, certamente entenderão.

Todo individuo que teve e tem a presença dos avós  certamente terá uma   vida com mais essência e lembranças para se alegrar!!!!Será que deixaremos saudades? Boas ou ruins? Depende de cada uma.

Pense nisso:

Evolua,mas....   

 não perca sua essência.

Cristina Fogaça

Julho 2007