HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
Interessantes e Úteis
Interessantes e Úteis II
Lista de hackers fornecida...
Listas telefônicas do Brasil
Preço de Remédios
Sites úteis
Transportes Públicos
SOC. BRAS. ASMÁTICO
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 


UM CLIQUE SOBRE A TERRA

Yahoo!, MSN e Google têm diferentes serviços de localização; sistema permite interatividade
MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL


Buscadores entram na guerra dos mapas MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Toda distância é relativa, ainda mais quando se trata de internet. Com apenas um clique, é possível ir do Brasil à Rússia, do Alasca à Malásia. O tráfego virtual torna-se ainda mais fácil com os programas de mapeamento digital criados para o internauta comum.
Yahoo!, MSN e Google já oferecem serviços gratuitos de localização espacial -o último lance da batalha entre os sites buscadores.
Um guia de ruas está disponível em br.mapas.yahoo.com, onde também é possível localizar parques, restaurantes e outros estabelecimentos. Os locais e lojas são exibidos por categoria. Outra ferramenta informa o melhor trajeto entre dois pontos.

Internacionais
O estrangeiro maps.yahoo.com é restrito aos EUA e ao Canadá. Ele fornece mapas, orientações de trajetos, localiza estabelecimentos e permite enviar informações diretamente para o celular.
Lançado nesta semana, o Virtual Earth (
www.virtualearth.com), da Microsoft, oferece serviço de localização baseado em imagens de satélite. A aproximação dos gráficos, porém, deixa a desejar quando comparada à do Google Earth.
O site mappoint.msn.com, em inglês, também oferece mapas e orientações de trajeto no Brasil, além de opções de hotéis e de restaurantes. O canal Find a place permite procurar qualquer cidade brasileira -basta digitar o nome dela. Há ainda orientações de trajeto. O caminho sugerido para ir de São Paulo a Maceió é pegar as rodovias BR-381, BR-116 e BR-101. Links para serviços de Páginas Amarelas e de previsão do tempo estão disponíveis apenas para os EUA e o Canadá.
Em maps.google.com, não é possível localizar ruas nem trajetos no Brasil. Em contrapartida, o internauta pode optar por visualizar mapas ou imagens de satélite das cidades brasileiras.

Salas de cinema
As informações sobre os EUA oferecidas pelo site são mais abrangentes. O internauta norte-americano consegue localizar diversos serviços de uma determinada região. É possível, por exemplo, encontrar salas de cinema em Manhattan, em Nova York. Basta selecionar o canal Local Search na barra de buscas, localizado na parte superior da página inicial, digitar movies no primeiro espaço e Manhattan, NY, no segundo. A imagem apontará as salas de cinema da região. Links e telefones aparecem na lateral esquerda.

 

UM CLIQUE SOBRE A TERRA

Programa do Google contém imagens de toda a superfície do planeta; zoom exibe detalhes

Earth faz viagens do espaço à rua de casa

DA REPORTAGEM LOCAL

Um Orkut geográfico. Essa poderia ser a definição simplificada do Google Earth (
www.earth.google.com), um banco de imagens aéreas que permite aos usuários do mundo todo compartilhar descobertas sobre o planeta.
Não há um único canto do globo que não tenha sido registrado nas imagens de satélite e nas fotos aéreas, mas o nível de aproximação varia conforme a localidade. Podem-se ver de montanhas, representadas por borrões, a sombras de pessoas.

Marcações
O usuário pode fazer marcações nas imagens e identificar locais de seu interesse, com pequenas descrições. Para isso, basta clicar no ícone correspondente (semelhante a uma tachinha e localizado na barra inferior) e digitar as informações na janela que se abre. O mesmo ícone oferece opções para associar links àquele local e aplicar gráficos no mapa.
Outros ícones da barra inferior permitem imprimir e enviar imagens por e-mail. Para salvá-las no programa, use a janela Places, na lateral esquerda, que mostra os locais preferidos do usuário.
Na barra inferior ainda estão os controles de zoom, para aumentar ou diminuir a proximidade das imagens, e os comandos de navegação, com os quais o usuário pode se locomover em qualquer direção, mudar seu ângulo de visão e brincar de girar o globo virtual.
A barra ainda mostra a posição dos pontos cardeais, a latitude, a longitude e a altura correspondente à distância dos olhos até a superfície. Há ainda um botão para exibir fronteiras.

Buscas e vôos
Um espaço para buscas está localizado no canto superior esquerdo da tela do programa.
Nele, o usuário pode optar por três canais: Fly to, para encontrar cidades, Local search, para serviços, e Directions, para endereços.
O primeiro tem algumas falhas. Ao digitar "São Paulo, Brazil", o usuário é encaminhado a uma cidade nordestina homônima da capital paulista.
As informações prestadas pelos dois últimos também não funcionam para qualquer localidade. A exatidão restringe-se a algumas regiões, destacando-se os EUA, onde está concentrada uma infinidade de informações.
Os gráficos, no entanto, são impecáveis. Se o usuário estiver visualizando o Rio de Janeiro e resolver voar para Paris, bastará digitar o nome do lugar no canal Fly to. Em seguida, ele verá o seu quadro de imagens afastar-se da superfície, percorrer o Atlântico e mergulhar na capital francesa. Embora os movimentos da simulação de vôo sejam bastante ágeis, é preciso esperar alguns segundos até que a imagem de destino seja carregada.

Trocas de informações
Além de marcações próprias, podem-se visualizar indicações de outros usuários, provenientes de uma rede de troca de mensagens, e marcações já embutidas no programa.
Nos dois casos, ative as categorias de seu interesse na janela Layers, na lateral esquerda. Estradas, estádios, vulcões, terremotos e construções tridimensionais são algumas opções. (MB)




Rede traz representações temáticas

DA REPORTAGEM LOCAL

Diversos sites e programas geradores de mapas têm o objetivo de fornecer informações para estudos e finalidades específicas.
No site da Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (
www.dpi.inpe.br), é possível fazer o download do Spring, programa desenvolvido por cientistas brasileiros que faz a leitura e o processamento de imagens, cruza os dados, como temperaturas médias e índices pluviométricos, e permite ao usuário montar mapas digitalmente.
Já a página do programa CBERS (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite,
www.dgi.inpe.br/CDSR) oferece imagens feitas por satélite. Um mecanismo executa buscas por município, órbita e coordenadas geográficas.
Amantes da geografia discutem o assunto no site geobloggers. blogspot.com. Ferramentas para construir mapas digitais estão em
www.maptools.org.
Quem gosta de história pode acessar um estudo de paleogeografia, com imagens dos primórdios da Terra, em
jan.ucc.nau.edu/~rcb7/mollglobe.html. Os mapas representam as diferentes disposições dos continentes nos últimos 600 milhões de anos.

Navegação
Cartas náuticas podem ser baixadas no site da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (
www.dhn.mar.mil.br/bhm/publicacao).
Programas que orientam navegadores podem ser adquiridos em sites como
www.navsoft.com.br e www.radiomar.com.br.
É possível gravar diários de bordo, saber o que está sob a água, localizar marinas e faróis, receber previsões meteorológicas e até controlar o piloto automático da embarcação. Há versões para notebook, PC e computador de mão.
Um programa que cria mapas baseados em dados obtidos por GPS (sigla para Sistema de Posicionamento Global) está em
www.gpsvisualizer.com. (MB)

Imagens celestes ensinam sobre astronomia

DA REDAÇÃO

Quem gosta de observar o céu poderá consultar mapas celestes que informam a localização de galáxias, estrelas e constelações.
Um deles está em
darwin.futuro.usp.br/site/sky/atividades/c_carta.htm e traz diariamente detalhes sobre as oscilações do céu noturno.
Outros programas para estudar astronomia estão em
www. zephyrs.com/astro.htm, www.fis.unipr.it/~albino/software.html e www.astro.wisc.edu/~dolan/constellations/.
Um canal inteiramente dedicado à observação da Lua está no site
imagiware.com/astro.

Nasa
A Nasa, órgão norte-americano dedicado à exploração espacial, oferece diversos sites sobre as missões e estudos. Robert Gutro, porta-voz da Nasa, sugeriu alguns endereços para quem deseja conhecer as pesquisas.
Um catálogo de imagens sobre a Terra está em visibleearth.nasa. gov. Em
www.nasa.gov/missions/timeline/current/earth_missions.html, há uma lista das missões de observação terrestre. O link para as demais missões espaciais é www.nasa.gov/missions/deepspace/index.html.
Há ainda canais sobre satélites (
oea.larc.nasa.gov/PAIS/Satellites.html) e suas órbitas (vathena.arc.nasa.gov/curric/orbit.html). (MB)


Sites trazem rotas e guias de ruas

DA REPORTAGEM LOCAL

Diversos portais brasileiros oferecem guias digitais de ruas e de estradas. O site Apontador (
www.apontador.com.br) localiza endereços (gratuitamente) e dá opções de rotas (apenas aos assinantes). Notícias sobre o trânsito e programas para aparelhos portáteis e empresas também estão disponíveis na rede.
Em
www.mapquest.com, clique no canal "Outside U.S. & Canada" para ter acesso a mapas de 200 países, inclusive o Brasil.
Em
mapas.folha.com.br, há mapas de diversas cidades brasileiras e pode-se fazer buscas por logradouros, como museus e aeroportos. O site mapas.terra.com.br tem links para a previsão do tempo e informações turísticas. Em maplink.uol.com.br, o internauta pode encontrar opções de rotas e obter informações sobre congestionamentos que, segundo o site, são atualizadas a cada 15 minutos.
Na página da Companhia de Engenharia de Tráfego (
www.cetsp.com.br), o canal "Fluidez" indica a situação do trânsito. No canal "Mapas rodoviários", do site do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (www.dnit.gov.br), há mapas das rodovias de todos os Estados, disponíveis para download.
No endereço do Ministério dos Transportes (
www.transportes.gov.br), há um banco de informações sobre transportes rodoviário, ferroviário, hidroviário e portuário. Para acessá-lo, entre em "Mapas e informações". (MB)


 Este teste fácil e agradável de ser feito, inventado por um grafologista, permite analisar o seu caráter a partir da sua letra. Experimenta, vale a pena. E tem a garantia da revista IstoÉ. É só entrar no site abaixo:

http://istoe.terra.com.br/istoedinamica/testes/grafologia/index.asp 

OBS: é super interessante. Eu já visitei.

ENVIADO POR 1BDIA 27/01/2007