HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
Ambiente adequado
Asma e Exercício
Asma e Rinite
O grande vilão da asma...
O que é DPOC
Rinites-Sinusites-IVAS
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 


A Importância do Ambiente Adequado para o  Controle da Asma.

 

A Asma tem como causa, na maior parte dos pacientes, a alergia respiratória. O que ocorre é que a pessoa que nasce com predisposição genética para desenvolver alergia após o contato com substâncias que são capazes de levar a sensibilidade alérgica, tornam-se sensíveis,  propiciando os sintomas que caracterizam a asma, rinite e conjuntivite alérgica. Muitos são os agentes capazes de causar alergias, dentre eles os mais importantes são a poeira doméstica, os epitélios de animais, os pólens e os fungos. Aqui, no Estado de São Paulo, da mesma forma que na maior parte do Brasil, o agente mais importante causador de alergia respiratória é o Ácaro que vive na poeira acumulada dentro dos ambientes domésticos. O ácaro é um "bichinho" muito pequeno, invisível a visão normal. Alimenta-se da descamação da pele humana e de animais, restos de alimentos e é encontrado em quantidades que podem chegar a 2000 por grama de poeira. O clima que mais propicia sua proliferação é o clima úmido e quente. Os locais onde são observados maior concentração dos ácaros são principalmente nos travesseiros e camas, estofados, bichos de pelúcia, carpetes, estantes de livros e cortinas. É portanto, nestes locais que devemos concentrar a limpeza da casa: quarto de dormir, sala de televisão, onde o alérgico passa a maior parte do seu tempo. 

Sabemos que o insistente contato com os Àcaros é responsável pela persistência, piora dos sintomas e até mesmo por desencadear as crises de Asma e Rinite em pessoas sensíveis. Medidas simples de controle do ambiente são fundamentais para diminuir este contato. Inúmeros trabalhos científicos mostram que é possível se obter melhora significativa dos sintomas respiratórios através da higiene adequada do ambiente.

 

É claro que não se pode evitar totalmente a poeira nem combater completamente os ácaros, mas através de medidas simples de controle do ambiente onde vive o alérgico pode-se diminuir bastante a quantidade de ácaros e pó, com melhora clínica sensível,   propiciando condições para que o tratamento seja mais eficaz.

 

 

DICAS IMPORTANTES PARA TORNAR O AMBIENTE MAIS ADEQUADO.

 

 ·       Deixe o ambiente do convívio diário, principalmente o quarto, bem limpo e arejado.

·       A limpeza deve ser diária com aspirador (de preferência que possua filtro HEPA) e pano úmido, sem produtos com cheiro forte.

·       Não usar vassouras, pois espalham a poeira fina que ficará em suspensão e voltará a se depositar.

·       Retire tapetes, carpetes e cortinas, almofadas, estantes com livros, bichos de pelúcia e cobertores, enfim, tudo o que facilite o acúmulo do pó.

·       Use no colchão e travesseiros revestimento de plástico ou capas especiais com tecidos impermeáveis às partículas capazes de causar alergias.

·       Não fume no ambiente do alérgico.

·       Mantenha o ambiente sempre bem arejado.

·       Evite animais em casa.

 

Dra. Yara Arruda Marques Figueiredo Mello

Médica AlergologistaDiretora do Depto.  Saúde Escolar e
Ações de Prevenção na Asma da SBA-SP