HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
Ambiente adequado
Asma e Exercício
Asma e Rinite
O grande vilão da asma...
O que é DPOC
Rinites-Sinusites-IVAS
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 


A atividade física é todo movimento corporal voluntário, causando um gasto energético acima dos níveis de repouso, ou seja, qualquer atividade do cotidiano. Já o exercício físico é a seqüência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, uma das formas de atividade física é o exercício de forma planejada, que é fundamental para o desenvolvimento da capacidade física, tornando a realização das atividades do cotidiano com menor exigência do organismo.

Para que se tenha o maior aproveitamento do exercício com o menor risco,  deve-se levar em consideração alguns fatores:

- O exercício é um estímulo para a crise de asma e para que isso não ocorra é importante a orientação adequada, que tem inicio com o médico dando as  orientações quanto ao uso do medicamento a ser usado incluindo a pré exercício;

- Antes de iniciar os exercício deve-se realizar a anamnesse, histórico, para conhecer o perfil do aluno; a avaliação física que nos dará informações sobre a capacidade física, alterações posturais, pico de fluxo, entre outras importantes para prescrever os exercícios e verificar as melhoras do aluno no decorrer do treinamento.

Tendo em mãos as informações prescreve-se os exercícios de acordo com as necessidades e capacidades, respeitando a individualidade biológica, os princípios biológicos do treinamento (especificidade, sobrecarga, reversibilidade e manutenção) e os componentes de um programa de exercícios (tipo de exercício, freqüência, duração e intensidade).

O exercício físico deve ser realizado o ano todo, inclusive no inverno, o motivo da qual o asmático pode ser dispensado de uma aula de Educação Física e se o mesmo estiver em crise.

Fazendo exercício, no mínimo 3 vezes por semana, melhoramos o nosso condicionamento físico, só que essa melhora é transitória e reversível, ou seja, as mudanças conseguidas se revertem se o indivíduo para de se exercitar. Essa perda é rápida, tendo após duas semanas perdas significativas da capacidade, e quase perda total em poucos meses.

            Seguindo as orientações médicas e realizando os exercícios de forma correta aprimoramos o estado de saúde, reduzimos a freqüência e gravidade das crises e melhoramos a capacidade funcional (força muscular, flexibilidade e capacidade cardiorespiratória).

Prof. Andres Enrique Meyer

Diretor do Depto. Atividade Física