HOMES E CONTATOS
 ATUALIZAÇÕES DO SITE
M E U S  A R T I G O S
MINHAS ATIVIDADES
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
 A U F A T I
CINEMA/TEATRO/VÍDEO
CONTRIB.,ARTIGOS,REPORT.
DIA INTERN. IDOSO
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA
EMPREGOS - OFERTAS
EMPREGOS PARA 3ª IDADE
ENVELHECIMENTO
EVENTOS,CURSOS,CONGRES.
F A M A
FARMÁCIAS ALTO CUSTO-Ends.
GOVERNO E COMUNIDADE
LEIS e PUBLICAÇÕES
L I V R O S
MÉDICOS E CLÍNICAS
M E N S A G E N S
MINIST. DA SAÚDE e SITES
OFTALMOLOGISTA
ODONTOGERIATRIA:O QUE É?
ODONTOGERIATRIA
P E S Q U I S A
PORTAL DO CONSUMIDOR
R E C E I T A S
REMÉDIOS GRATUITOS
SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
SEU CURRICULO
S I T E S
SOC. BRAS. ASMÁTICO
Ambiente adequado
Asma e Exercício
Asma e Rinite
O grande vilão da asma...
O que é DPOC
Rinites-Sinusites-IVAS
UTILIDADE PÚBLICA
A R Q U I V O
LIVROS DE VISITAS/FORUM
   
 


ASMA e RINITE

Qual é a associação ?

 

Dr. Clovis E.S. Galvão

Serviço de imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da USP

Diretor do Departamento de Saúde Escolar – SBA-SP

 

Rinite é a inflamação do revestimento nasal. A pesar de não apresentar risco de vida como a asma, a rinite pode alterar bastante a vida social do paciente, interferindo nas atividade diárias, e prejudicando sua qualidade de vida.

Noventa por centos dos asmáticos apresentam sintomas de rinite. Atualmente existe uma tendência entre os estudiosos da área médica de considerar a asma e rinite como uma doença única, devido à grande associação entre as duas. Os estudos mostra que a rinite é um fator de risco para asma. Quem tem rinite, tem risco 7 vezes maior para desenvolver asma. Além disso, existe relação entre a gravidade da asma e a presença de rinite.

 

Você pode ter rinite quando:

 

Tem vários espirros sucessivos, principalmente pela manhã, sua nariz escorre e fica obstruído, ocorrem irritação e coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca, seu olfato fica prejudicado, você tem dores de cabeça juntamente com outros sintomas já mencionados. assim como a asma, grande parte dos quadros de rinite tem origem alérgica. Os ácaros, mofos, pêlos de animais, baratas e polens estão entre os principais causadores de rinite. A crise pode ser ainda desencadeada por resfriados, produtos químicos irritantes, e alguns medicamentos de alívio para as crises, como: antihistamínicos, descongestionantes, e nos casos mais graves pode ser necessário o uso de corticoides orais. Muitas vezes é necessário ainda o tratamento das conseqüências, como sinusites e otistes. Como a asma, a rinite também dever ser tratada fora das crises. Nestes casos usamos medicação controladora na rinite é o corticóide nasal, mas existem outras opções como cromoglicatos e anti-leucotrienos.

 

A importância do diagnóstico e tratamento, alem de curar ou controlar as rinites, é evitar suas conseqüências como: dificuldade para dormir, roncos, alteraçõa da voz, desalinhamento dos dentes, otites e sinusites.

 

O tratamento inadequado, sem controle da doença, ocasiona uma série de restrições às atividades do paciente, com enorme prejuízo tanto para sua vida como para a sociedade.